. 3 JAN.2023 – Ana Jesus Ribeiro compartilha /// Projeto “Pão Te Quero” (instagram) / “Pão Te Quero” – residente na Comunidade Multidisciplinar Profissional www.officecaphoto.pt – de Carina Martinho Coelho / CAPhoto Rede de Profissionais:
Manuela Matos Monteiro /// “COMEÇAMOS BEM! As três primeiras exposições de 2023 tinham para nós um significado especial porque era o início do ano em que fazemos 10 anos – 5 de outubro de 2013. Tínhamos feito uma pré-inauguração na sexta-feira com mais de 30 voluntários do Ephemera vindos de Lisboa com o Pacheco Pereira. E foi muito bom porque o grupo compreendeu o que andamos a fazer, e gostou!
No sábado de manhã, desabou um aparentado de dilúvio que inundou a cidade o que nos levou a pensar que, pela primeira vez, as inaugurações do MIRA iam ter pouca gente. Mas não podíamos ter tido melhor prenda que foi a verdadeira enchente de gente! Esta foi a melhor maneira de começar o ano, de iniciar as celebrações dos 10 anos de vida do MIRA! Estamos muito gratos por em dia tão difícil terem vindo a Miraflor. Assim se prova, mais uma vez, que vale a pena existirmos aqui e agora! Exposições do Max Fernandes, Valter Vinagre e José Bacelar. Até 4 de fevereiro. De quarta a sábado, das 15h-19h. MIRA FORUM & Espaço MIRA”
Carina Martinho Coelho / Projeto “Pão Te Quero” /// “Aqui estão os gordinhos bebés smurfs. Azuis e fofos! Como a “blue monday” que passou, mas saborosos e cheios de conforto. Faz parte da vida sentirmo-nos tristes. Embora nos impinjam a utopia do “e foram felizes para sempre” desde que saímos para este mundo terrestre, a verdade é que encontrar a felicidade é também vivenciar todo um rol de emoções, que pode não parecer tão agradável, mas que nos faz crescer e ter um maior autoconhecimento, enquanto seres individuais e enquanto espécie humana. O caminho faz-se na busca de um equilíbrio das emoções. Há sempre alturas mais desafiantes, em que estamos mais tristes, menos realizados e preenchidos. Mas, enquanto fazemos essa travessia, podemos escolher ter pequenas rotinas no nosso quotidiano que nos ajudam a sentir grandes mudanças na forma como lidamos com estes obstáculos.
1- Apanhar ar fresco, por isso só, tem um efeito incrível e é muito necessário. Muitas vezes, com chuva e frio, não é o que mais apetece, mas desafiem-se a sair da zona de conforto e a sentirem o sabor doce da conquista do desconforto e de todos os benefícios que daí advêm.
2- Caminhar na natureza: sou suspeita, que adoro esta época de água a escorrer pelas folhas e troncos, enquanto caminho na terra molhada, mas experimentem.
3- Dançar, cantar, rir quando nos forçamos a fazer algo que move a nossa energia, vamos de certeza ficar mais leves.
4- Escrever, ler, são exercícios que podem ser relaxantes, libertadores e muito esclarecedores.
5- Respirar, observar, tomar consciência de que não estamos sozinhos e todos nós estamos no mesmo mar a navegar as mesmas ondas. Às vezes ao mesmo tempo, outras vezes em separado, mais compaixão, compreensão, por nós e pelo outro.
6- Meditar: muitas pessoas dizem que nunca meditaram, mas se fizeram qualquer um dos desafios anteriores em plena atenção, já o estão a fazer.
No fundo, o que vos proponho hoje é que façam qualquer coisa, todos os dias, por menor que seja, que vos traga vida, propósito, sentido.
Sempre com uma boa alimentação, respeito por vocês, pelo outro e pelo mundo que nos rodeia.
Até já, e que o blue que tenham seja este pão de spirulina!”